Pq os noobs estranham tanto o Travian
Há alguns dias eu descobri o jogo Travian. Explicando de forma resumida, ele é um browser game (jogado de dentro dum browser, FireFox preferencialmente) q parece uma mistura de RTS (qqr semelhança com Age of Empires é mera coincidência ) com MMOG. Vc começa numa vila q só tem vc e um auxiliar, e vai fazendo a vila crescer até q vc consegue até criar novas vilas e expandir seu território dominado. Mais o objetivo do jogo mesmo é competir com os outros players pra dominar as áreas deles e tomar seus recursos.
Anyway, esse texto só interessa a kem joga o jogo mesmo, então kem naum conhece e nem tem interesse em conhecer naum vai interessar pelo texto.
Como noob eu andei lendo informações sobre o jogo, e vi q nos foruns tem muito noob reclamando de ser atacado e muito cara mais experiente reclamando dos noobs reclamarem de serem atacados
Oq acontece, é q o povo qd entra no jogo, estranha o jeito como ele funciona. E pra piorar mais ainda, naum tem em LUGAR NENHUM do jogo avisando oq tá por vir...
Muito pelo contrário, tem lugar no site q sugere q vc pode jogar sem lutar com ninguém, e no início qd tem o cara auxiliando a gente dizendo oq devemos construir em seguida, ele até dá a opção de construir um mercado pra fazer trocas ou o Rally Point pra gerenciar as tropas. Isso dá a entender q existe uma opção "pacífica" de jogar, onde vc "amigo" ou pelo menos neutro com todo mundo e quase naum entraria em combates.
Pelo fato do jogo envolver construção de casas e fazer upgrade nelas, muita gente confunde e pensa q essa é a função principal do jogo. De novo, o jogo induz a pensar isso qd o rank é baseado no tamanho da população, ficando de fora da contagem as tropas q temos... dessa forma, o cara q fica no topo é akele q tem mais construções, independente do poder de ataque e defesa q ele tiver.
Um player q fica só expandindo as buildings na aldeia e naum luta com outras aldeias, ou q nem mesmo tem tropas montadas, eles chamam de simcity player, ou q tem o simcity style, pq o cara fica só construindo e naum faz mais nada.
Eu tb caí nessa armadilha, qd construí meu 1º mercado e percebi q podia trocar resources com outros players, logo percebi o potencial q isso podia ter e cheguei a tentar ir nessa direção. Essa parte do jogo até pode dar alguma prosperidade e tem uma importância fundamental, só q tá longe de alguém poder se sustentar só com trocas.
Todo o "problema" q causa tanta reclamação, é o estilo "agressivo" do jogo. Eu comecei a perceber isso qd vi q as trocas no marcket ficam limitadas a 2:1, ou seja, se eu tenho 200 de iron sobrando e preciso de lumber, o máximo q posso pedir em troca desse iron é 400 de lumber... se eu tentar pedir 401 o jogo naum aceita. Essa medida tem sua vantagem, assim evitam desequilíbrios q supervalorizem um resource e transformem outro em lixo sem valor, só q tb impede a especulação e o lucro exagerado nas negociações .
Listando os fatores q diferenciam tanto Travian de praticamente todos os outros online games, é o fato q ao atacar alguém vc rouba parte dos recursos dele. No início a gente pensa q isso nem é tão importante assim, mas depois descobrimos q essa é a fonte principal de recursos de muitos players: eles roubam dos outros.
Esse fator sozinho nem é tão diferente assim, na maioria dos MMOGs a gente ganha XP qd vence uma batalha, às vezes até recebemos prêmios maiores. Mas da forma como isso acontece em Travian, eu só consigo lembrar do saudoso Ultima Online. No UO, o clássico, qd o povo saía pra pvp e perdia, parte da gear e do q tava carregando caía no chão e podia ser roubado pelas pessoas em volta, então o pvp significava risco de perda real, e isso fazia todo mundo sair bem preparado pro risco. Claro q na época todos os itens existentes eram fáceis de pegar de novo com algumas horas de pve, então bastava farmar pra fazer um estoque e depois o pvp naum ficava tão arriscado.
Nos MMORPGs de hoje o estilo é mais carebrear, vc naum perde nada de real valor. Como bem disseram em .hack//Tasogare no Udewa Densetsu, num jogo a morte é só virtual, vc morre e depois volta. É, a gente perde alguma coisa, Priston Tale por exemplo perde 10% do gold e do XP (oq é um baita dum prejú qd o lvl vai subindo), Ragnarok vc volta pro lugar onde salvou e tem q voltar andando pra onde tava (oq pode significar horas se vc foi pra uma cidade distante e esqueceu de salvar lá , em Warcraft vc vira fantasma no Spirit Healer mais próximo e tem q voltar andando pro seu corpo ou rezzar no SH e ficar com rezz sickness.
Apesar do prejuízo q morrer traz, com um pouco de tempo tudo volta ao normal, e nem em Ultima Online a morte significava uma perda definitiva. O pior q pode acontece em Warcraft por exemplo é o cara ficar te campando e te matando toda hora q vc rezza, mais mesmo assim é só vc dar uma parada no jogo e voltar 1h depois q ele já vai ter ido embora. No final vc sempre tem a garantia q vai continuar a jogar e q qqr coisa q vc tenha perdido é recuperável: a derrota é temporária, e às vezes vc até pode depois reencontrar o cara e ter a oportunidade de matar ele tb.
Em Travian, isso tudo é diferente. Nele existe a possibilidade real da derrota ser definitiva. Se vc naum ficar esperto no início, um oponente pode te transformar em farm e roubar todo resource q vc produzir e matar toda a defesa q vc construir, te drenando e impedindo q vc progrida. Com catapulta fica pior ainda, pq ele ainda consegue destruir buildings q vc construiu e atrasar seu progresso.
PIOR ainda, existe a tecnica chamada de croplock, onde ele destrói todas as suas "fazendas" de crop e te deixa com produção negativa: sua população come mais comida do q vc consegue produzir. Nessa situação, vc naum consegue construir mais nada a naum ser croplands, mas se ele tb destruir sua Main Building nem croplands vc vai conseguir mais. Vc fica num dead end, e inqt seu crop fica zerado e vc naum consegue construir mais nada, suas outras "fazendas" continuam produzindo "de vento em polpa", abarrotando sua Warehouse e deixando tudo disponível pras tropas inimigas invadirem e saquearem. Vc vira um farm sem condição de se recuperar, e sua vila vira uma fonte gratis de resources pro vencedor.
Essas situações de gente te atacando constantemente e roubando quase tudo q vc tem, e pior ainda qd vc sofre croplock (pq só fazem isso qd vc já vem desenvolvendo sua vila há alguns meses), irrita as pessoas, pq sentem (e tão certas, apesar de ainda ficarem em dúvida e ficarem procurando alguma esperança de solução) q a única coisa q podem fazer é abandonar a vila e, se ainda quiserem jogar, recomeçar num outro server. Aí vem a vontade de vingança, pensando em apagar a conta e fazer o cara perder seu farm gratis, oq dá a sensação ainda maior de auto-destruição, como se tivesse se suicidando, um loser total .
Oq acontece, é q qd somos aniquilados sem nem saber ainda q o estrago pode ser tão grande, muito natural já q naum fomos avisados da gravidade e da intensidade de onde a coisa pode chegar (já li casos de vila com 6 meses sendo destruída, e uma alliance inteira sendo dominada por outra...), nós percebemos q a recuperação da vila demoraria muito tempo mesmo q o oponente esquecesse da gente, ou mesmo se torna impossível. Eu pelo menos nunca vi nenhum outro online game q permitisse chegar a esse ponto, de perder tão amargamente pra outro player q naum tem mais volta, e o único jeito é desistir da conta e recomençar outra desdo início.
Daí, qd o cara vai indignado reclamar no forum sobre oq fizeram com ele, chocado pela situação naum ter mais retorno, temos o choque de conceitos com os veteranos q vêem isso como algo normal e pensam q o cara tá só chorando. Os 2 lados estão errados, o newb qd vai lá só pra reclamar e o povo, q em vez de explicar pra ele como o jogo funciona e ajudar ele a se recompor, acaba é piorando mais ainda a situação.
É preciso entender então, por todos os players, q Travian é um jogo prioritariamente competitivo, voltado pra conquista definitiva de alguns players sobre outros. Ele tem alguns outros aspectos q naum envolvem o combate em si, mas eles são só secundários. A naum ser q vc tenha a "sorte" de spawnar num lugar remoto e isolado, q todos q spawnem em volta de vc saiam voluntariamente e ninguém resolva vir expandir por perto, vc vai ter q competir por território, com outra pessoa naum só interessada nos melhores spots, como em te transformar em farm pra alimentar ele. Aí, o mínimo q vc vai precisar é duma excelente defesa pra segurar os ataques dele, de forma a fazer ele (e todos os outros q vão tentar depois, ou mesmo toda uma ally) considere menos "dispendioso" te deixar em paz a torrar resources tentando sem sucesso te destruir inqt com certeza ele tem mais coisas pra se preocupar.
Do mesmo jeito q ocorre por exemplo no Rally Dakar, onde alguns participantes competem pela vitória inqt q a maioria já vai ficar muito satisfeita se conseguir completar a prova com o veículo inteiro, Travian tb naum é um jogo pra todos chegarem na final. Uma "partida" dura 10 meses, e mais do q simplesmente crescer ou "ficar na sua" tentando ficar entre os maiores, o jogo envolve uma competição onde um tenta eliminar o outro pra tomar (adicionando ao seu reino) tudo q ele tenha construído, e os derrotados só podem se contentar em sair do jogo ("voltar pra casa") mais cedo e esperarem o próximo server abrir pra recomeçarem.
A naum ser q vc tenha muita sorte ou seja um doador e tenha algo de valor q te permita entrar numa alliance q te proteja, se vc conseguir resistir até o final do server vc já vai ser vitorioso.
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